As interações com as comunidades das pessoas ditas “neurodivergentes” dentro e fora da universidade nos mostraram a grande demanda existente no que se refere à inclusão de crianças, adolescentes e adultos autistas em escolas e na universidade. Diante disso, o Grupo BEpI e o Observatório de Saúde Mental da Unifesp (OSMU) iniciaram um mapeamento das demandas referentes à inclusão dessas pessoas nos diferentes níveis de ensino. Esse percurso tem se dado com a participação ativa (e fundamental) de grupos de interesse, incluindo autistas e pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, bem como de professores que vêm desenvolvendo estratégias extraordinárias para inclusão na educação.
Assim, após mapear por 4 anos as demandas das famílias, escolas e universidades, o Grupo BEpI vem elaborando, por meio de metodologias participativas e inclusivas, estratégias para reunir e agregar os conhecimentos e as iniciativas para, por fim, promover a formação e a capacitação de profissionais da educação fundamental, do ensino médio e do ensino universitário por meio de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu.
Além disso, o primeiro módulo do Curso de Especialização será oferecido também como Curso de Extensão para atender pessoas que não possuem curso universitário completo ou que não são profissionais da educação.
Eventos e Cursos Passados
Estes eventos compõem o Ciclo de Eventos Sobre Autismos na Universidade. Esse ciclo de eventos visa discutir a inclusão de estudantes autistas e neurodivergentes não somente nos cursos de graduação e pós-graduação, mas na universidade como um todo. A inclusão envolve o estar na universidade como um todo, ou seja, na sala de aula, na pesquisa, na extensão e nas diversas atividades de interação entre estudantes e servidores(as). Para que isso aconteça, é importante que o conhecimento sobre os autismos seja compartilhado e ampliado. Um dos principais desafios apresentados se relacionam à forma como o(a) docente lida com as demandas dos(as) estudantes autistas e como os(as) estudantes autistas lidam com o ambiente acadêmico. O Ciclo sobre Autismos na Universidade consta de oficinas em que uma situação real é apresentada, seguindo-se uma parte prática sobre formas de lidar com ela.