Sobre

O grupo de pesquisa e extensão em Herança Epigenética Biopsicossocial e sua Herança (BEpI) tem por objetivo estudar marcas epigenéticas relacionadas a aspectos biopsicossocias e à saúde mental, com foco especialmente nos autismos e sua herança paterna. Buscamos identificar e comparar alterações da expressão de microRNAs e metilação de DNA que possam ocorrer nos espermatozoides e em amostras periféricas em resposta a circunstâncias psicossociais adversas como trauma, estresse social e sofrimento psíquico, associando-as com as com os contextos. Assim, buscamos investigar a presença dessas marcas e sua possível transmissão para as gerações seguintes. Os estudos envolvem um grupo interdisciplinar de pesquisadores que inclui Biólogos(as), Biomédicos(as), Médicos(as), Enfermeiros(as) Psicólogos(as), Filósofos(as), Pedagogos(as) e Farmacêutico(as) de diferentes grupos de pesquisa da UNIFESP, da USP , da Unicamp e da FMABC). São utilizadas técnicas moleculares como PCR e sequenciamento de nova geração (NGS). Os projetos são realizados na perspectiva da Pesquisa Participativa e Inclusiva Baseada na Comunidade (PePIn-BC), que tem como fundamento a pesquisa socialmente referenciada por meio da relação dialógica entre academia e sociedade na busca por avançar nas questões sociais e de saúde.  

Além da pesquisa científica, o grupo atua em conjunto com a comunidade na promoção de atividades extensionistas, como cursos, eventos, oficinas e escuta. 

As atividades do grupo BEpI ocorrem no contexto do Observatório de Saúde Mental da UNIFESP (OSMU) e do Instituto de Pesquisas Avançadas e Convergentes (IEAC) também da UNIFESP.