Educação inclusiva nos autismos

As interações com as comunidades das pessoas autistas dentro e fora da universidade nos mostraram a grande demanda existente no que se refere à inclusão de crianças, adolescentes e adultos autistas em escolas e na universidade. Diante disso, o Grupo BEpI e o Observatório de Saúde Mental da Unifesp (OSMU) iniciaram um mapeamento das demandas referentes à inclusão de pessoas autistas nos diferentes níveis de ensino. Esse percurso tem se dado com a participação ativa (e fundamental!) de pessoas autistas e suas famílias, bem como de professores que vêm desenvolvendo estratégias  extraordinárias para inclusão  e educação.
Assim,  vêm sendo realizadas oficinas e debates sobre este assunto, buscando não só mapear, mas desenvolver estratégias de reunir e agregar os conhecimentos e as iniciativas para, por fim, promover a formação e a capacitação de profissionais da educação fundamental, do ensino médio e do ensino universitário. 

Da esquerda para a direita: Profas. Cassia Valto, Taiza Stumpp, Luciana Freidinger e Katia Rocktuschel.

Primeira roda de conversa sobre saúde mental de professores(as) na Escola Estadual Prof. Paulo Cavalcanti Albuquerque, que ocorreu no dia 22/11/2024. Ao centro as Profas. Taiza Stumpp (Unifesp), Luciana Freidinger (Diretora da Escola) e Olga Curaça (Vice-diretora da Escola). 

A  primeira roda de conversa sobre saúde mental de professores de escolas de ensino fundamental, atividade proposta pelo Projeto de Extensão OrganicaMente e pelo Observatório de Saúde Mental da Unifesp (OSMU) aconteceu na Escola Estadual Prof. Paulo Cavalcanti Albuquerque. Todos(as) os(as) professores(as) da educação regular e especial participaram e muitos(as) contribuíram com falas relevantes que auxiliarão no desenvolvimento desta iniciativa. Para 2025 estão sendo planejadas novos encontros que incluirão escuta, além de técnicas de gerenciamento de estresse, como mindfulness, promovido pelo Prof. Dr. Marcelo Demarzo (Unifesp), coordenador do projeto Mente Aberta. O trabalho de inclusão de crianças autistas e neurodivergentes no geral tem trazido inúmeros desafios para todas as escolas. Para lidar com esses desafios é fundamental promover o bem-estar dos(as) professores(as) e gestores(as).

Oficina Autismos na Universidade

A primeira oficina sobre estratégias para inclusão de pessoas autistas em no ambiente universitário foi realizada em  10 de maio de 2024 e contou com a participação de professores universitários, do ensino médio, do ensino fundamental e do ensino infantil, além de estudantes autistas, de graduação e pós-graduação.

Da esquerda para a direita: Profa. Olga Curaça, Profa. Luciana Freidinger, Profa. Taiza Stumpp e a pedagoga Cassia Valto.

Visita à Escola Estadual Prof. Paulo Cavalcanti Albuquerque 

Em visita à E. E. Prof. Paulo Cavalcanti Albuquerque,  no bairro Chácara Belenzinho, zona leste da cidade de São Paulo, foi realizada reunião para discutir e planejar ações de inclusão de crianças neurodivergentes, especialmente autistas. Fomos carinhosamente recebidas pela diretora, Professora Luciana Damas Freidinger e pela vice-diretora Professora Olga Aparecida Medeiros Curaça. Junto com elas e com a pedagoga Cassia Valto, do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado de SP (Diretoria de Ensino Região Leste 5) estudamos formas de atuarmos em conjunto por meio do projeto de extensão OrganicaMente.

Novas iniciativas como cursos de capacitação e pós-graduação Lato sensu organizados por profissionais das áreas da saúde e da educação estão sendo elaborados para execução em 2025 como uma das atividades do projeto de extensão OrganicaMente.