A Relação Mente-Corpo-Ambiente em Saúde Mental

A saúde mental tem sido uma preocupação e sua abordagem tem sido extremamente desafiadora em virtude da alta demanda, da grande variedade de manifestações e das dificuldades temporais. Há séculos a abordagem das questões de saúde mental têm se dado sob a perspectiva biomédica-orgânica, ou seja, em termos biológicos e médicos. Assim, a saúde mental tem se enquadrado como doenças e transtornos tratados predominantemente no âmbito da psiquiatria. No entanto, outras abordagens para além do orgânico tem se mostrado fundamentais, uma vez que o reducionismo causado pelo enquadramento biomédico da saúde mental não tem sido suficiente para promover os benefícios e as respostas esperadas e desejadas. Assim, este projeto tem como objetivo realizar atividades relacionadas ao estudo e à promoção da saúde mental utilizando uma abordagem inter e transdisciplinar que tem como ponto de partida o sujeito, sua história e seu ambiente. Este projeto será realizado no contexto do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da Unifesp e do Observatório de Saúde Mental da Unifesp (OSMU), por meio da Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade (PPBC).


Projeto OrganicaMente – Resultados Fase I

Uma investigação na qual cerca de 370 pessoas com idade a partir de 18 anos responderam um questionário online sobre temas relacionados à consciência, início da vida e a relação entre neurodesenvolvimento, epigenética e ambiente revelou que: 

Membros do Projeto:

- Taiza Stumpp (Coordenadora): Bióloga e professora Associada do Departamento de Morfologia e Genética da EPM-Unifesp; líder do Grupo de Pesquisa em Epigenética Biopsicossocial e sua Herança (BEpI) e coordenadora do Observatório de Saúde Mental da Unifesp (OSMU).

- Ana Flávia Popi (Vice-coordenadora): Biomédica e professora Associada do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM-Unifesp. Atua na área da psicanálise.

- Beatriz Camilo: estudante do curso de Biomedicina da EPM-Unifesp.

- Camila Estevam Manzini: estudante de pós-graduação EPM-Unifesp.

- Cassia Valto: psicóloga e pedagoga. Especialista em Educação Especial; família participante.

- Claudia Berlim de Mello: Professora Associada da EPM-Unifesp. Atua em pesquisa sobre transtornos do neurodesenvolvimento, genética do comportamento, avaliação neuropsicológica.

- Daniel Omar Perez: filósofo e professor da Unicamp. Atua em pesquisa sobre a constituição do sujeito a partir das relações de identificação (filosofia e psicanálise).

- Emanuela Rocha Moraes: psicóloga em formação e família participante

- Gabriella Campagnoli: estudante de doutorado da EPM-Unifesp

- Gilmara Bastos: professora associada do Departamento de Morfologia e Genética da EPM – Unifesp.

- Marcela Tressino: família participante

- Maria Cristina Mazzaia: professora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) - Unifesp

- Maria Julia Silveira: estudante do curso de Biomedicina da EPM-Unifesp

- Maysa Soares de Camargo Fernandes: estudante do curso de Biomedicina da EPM-Unifesp

- Nilmaris Franchi: membro da comunidade e família participante

- Patrícia Cardoso: orientadora pedagógica e família participante

- Renata Wirthmann: psicóloga psicanalista especialista em autismo. Professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

- Viviane Cristina Cândido: filósofa e pedagoga. Professora do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da EPM-Unifesp.