Educação inclusiva nos autismos

As interações com as comunidades das pessoas autistas dentro e fora da universidade nos mostraram a grande demanda existente no que se refere à inclusão de crianças, adolescentes e adultos autistas em escolas e na universidade. Diante disso, o Grupo BEpI e o Observatório de Saúde Mental da Unifesp (OSMU) iniciaram um mapeamento das demandas referentes à inclusão de pessoas autistas nos diferentes níveis de ensino. Esse percurso tem se dado com a participação ativa (e fundamental!) de pessoas autistas e suas famílias, bem como de professores que vêm desenvolvendo estratégias  extraordinárias para inclusão  e educação.
Assim,  vêm sendo realizadas oficinas e debates sobre este assunto, buscando não só mapear, mas desenvolver estratégias de reunir e agregar os conhecimentos e as iniciativas para, por fim, promover a formação e a capacitação de profissionais da educação fundamental, do ensino médio e do ensino universitário. 

Oficina Autismos na Universidade

A primeira oficina sobre estratégias para inclusão de pessoas autistas em no ambiente universitário foi realizada em  10 de maio de 2024 e contou com a participação de professores universitários, do ensino médio, do ensino fundamental e do ensino infantil, além de estudantes autistas, de graduação e pós-graduação.

Novas iniciativas como cursos de capacitação e pós-graduação Lato sensu organizados por profissionais das áreas da saúde e da educação estão sendo elaborados para execução em 2025 como uma das atividades do projeto de extensão OrganicaMente.